INSTITUTO DE EDUCAÇÃO LOURENÇO FILHO
EQUIPE DE TRABALHO:
NOME DA CANDIDATA:
Roselany Firmino Marinheiro Machado
COORDENADORA DE ENSINO:
Maria da Liberdade Bayma Saraiva
COORDENADOR
ADMINISTRATIVO: De fora da escola.
SECRETÁRIA: Deisa
Socorro Almeida do Nascimento
APRESENTAÇÃO:
A candidata, acima mencionada, é professora do quadro
efetivo da Secretaria de Educação, com formação no curso de Física pela
Universidade Federal do Acre-UFAC e Pós Graduação em Metodologia do Ensino de
Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.
Trabalhou nas escolas: Professora Berta Vieira de Andrade, Jornalista Armando
Nogueira, Georgete Eluan Kalume, Professor José Rodrigues Leite e Instituto de
Educação Lourenço Filho que trabalhou durante nove anos como professora de
Física do Ensino Médio do turno da tarde e atualmente, está exercendo o cargo
de Coordenadora de Ensino.
A
Escola em que trabalho, Instituto de Educação Lourenço Filho, localizada à Av.
Getúlio Vargas, 2855 – Vila Ivonete na zona urbana da cidade está composta por
níveis de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no turno da manhã, Ensino Médio (1º
ao 3º ano) no turno da tarde e Pro Jovem no turno da noite portanto, faz-se
necessário expor à toda a comunidade escolar, minha proposta de trabalho para o
quadriênio 2016/2020.
Os
principais objetivos desta proposta, é propor soluções para os problemas mais
críticos apresentados nesta escola que, em relação ao ensino, são eles: evasão
escolar, baixo rendimento, alto índice de reprovação e baixos índices nas
avaliações externas. Quanto ao quadro de funcionários, necessitamos de uma
quantidade maior de inspetores de ensino. Quanto à estrutura física, precisamos
de reformas urgentes em toda a escola. Quanto à aquisição de material
permanente, a escola carece de equipamentos eletrônicos para proporcionar
melhores condições de trabalho aos professores em sala de aula e nos espaços
alternativos.
JUSTIFICATIVA:
Desejar que o aluno receba uma educação de qualidade,
tornando-o um cidadão crítico, reflexivo, coerente, participativo e que valorize
os estudos. Confiar no trabalho desenvolvido, através dos professores que estão
no dia-a-dia com estes alunos. Crer numa escola democrática e participativa,
envolvendo toda a comunidade escolar, principalmente os pais que estão cada vez
mais distantes da escola, nas discussões para soluções de problemas como
também, para colaboração na realização de projetos, proporcionando parcerias e
também participação na divulgação dos bons resultados obtidos na escola.
Acreditar que é possível existir uma escola organizada, pautada nos princípios
éticos da responsabilidade e compromisso da coletividade, valorizando a
educação fornecida aos nossos alunos, é uma das principais metas que rege esta
proposta.
OBJETIVOS:
· Criar
junto à comunidade escolar a filosofia de funcionamento da escola;
· Garantir
ao aluno os 200 dias letivos e 800horas/aula;
· Garantia
do desenvolvimento do Currículo da Educação Básica – Ensino Fundamental (6º ao
9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e dos Parâmetros Curriculares
Nacionais;
· Garantir
o acesso e a permanência do aluno na escola;
· Promover
um ambiente de trabalho com espírito de coletividade e tratamento humanizado;
· Execução
e a coordenação do Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da Escola.
· Criar
condições para que todos os alunos desenvolvam suas habilidades e competências
por meio dos conteúdos ministrados;
· Melhorar
a qualidade do ensino aprendizagem, possibilitando a todos uma educação de
qualidade, melhorando assim, os índices nas avaliações externas;
· Orientar,
coordenar e acompanhar o desenvolvimento do currículo e os planos de ensino;
· Reduzir
o índice de reprovação e evasão escolar;
· Promover
a educação inclusiva e o respeito às diferenças, visto que as mesmas são
inerentes à espécie humana;
· Criar
mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da
qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
· Incentivar
a comunidade escolar a participar das ações escolares;
· Melhorar
a qualidade do ensino, valorizando o profissional da educação, tornando-o ativo
no processo da gestão participativa;
· Melhorar
a convivência democrática no ambiente escolar;
· Promover
a gestão financeira da escola de forma transparente e participativa, de acordo
com os princípios da autonomia;
· Aumentar
a participação dos pais na escola.
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
· Realizar
reunião com representantes da comunidade escolar (funcionários, professores,
pais e alunos) para discutir as ações que serão tomadas no início e durante o
ano letivo;
· Cumprir
integralmente o calendário escolar;
· Acompanhar
a execução do planejamento do professor de acordo com as ações previstas e o
desempenho da aprendizagem dos alunos, através do acompanhamento da coordenação
pedagógica;
· Desenvolver
projetos que conscientizem os alunos para a cidadania como agente
transformador;
· Reuniões
mensais com os professores para discutir os avanços;
· Criar
o Conselho de Classe na escola;
· Garantir
a segurança e integridade física dos alunos, professores e funcionários;
· Ter
sempre o compromisso com a efetiva aprendizagem dos alunos;
· Elevar
os índices de aprovação e reduzir os índices de reprovação e evasão;
· Melhorar
o desempenho dos alunos em avaliações externas, capacitando-os com simulados a
partir do 6º ano;
· Adquirir
novos livros literários para a biblioteca, bem como um computador para que os
alunos possam ampliar possíveis fontes de pesquisas;
· Realizar
semestralmente palestras educativas e informativas para toda a comunidade
escolar;
· Estimular
a leitura e a escrita através da realização do projeto de leitura à longo
prazo;
· Realizar
dois interclasses em cada semestre (E.F. e E.M.) com os professores de Educação
Física;
· Realizar
a IV Mini Maratona com os professores de Educação Física;
· Realizar
a I Cicleata com os professores de Educação Física;
· Melhorar
e diversificar os materiais esportivos dos professores de Educação Física;
· Organizar
um espaço físico como referência dos professores de Educação Física;
· Realizar
o projeto Consciência Negra, aberto à comunidade;
· Realizar
uma feira de Ciências no final do ano letivo;
· Realizar
trabalhos pontuais e interdisciplinares de dança, música e pintura;
· Desenvolver
projetos juntos aos alunos de conscientização da necessidade de preservação do
meio ambiente e patrimônio público;
· Realizar
uma noite cultural anual para desenvolver temas regionais típicos da região;
· Realizar
a cerimônia de formatura dos alunos do 9ºano do Ensino Fundamental e 3ºano do
Ensino Médio;
· Fortalecer
a formação continuada dos professores através de encontros para estudo por
áreas específicas e interdisciplinares;
· Conscientizar
os docentes da importância do trabalho em equipe, estimulando uma relação de
igualdade, respeito e consideração mútuos;
· Construir
um acervo de materiais pedagógicos multimídia, que propicie o enriquecimento
das aulas dos professores;
· Apoiar e
incentivar os docentes quanto à execução de projetos pontuais;
· Promover
reuniões para planejamentos e preparação de atividades;
· Diminuir
o número de situações de indisciplina do aluno dentro e fora da sala de aula,
estabelecendo parcerias com os pais, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da
Juventude;
· Promover
ações que levem a construção de uma cultura de paz entre a escola e sua
comunidade;
· Garantir
e melhorar a qualidade das instalações escolares;
· Solicitar
das autoridades competentes os reparos no prédio escolar, como pintura,
reformas, cadeiras mais confortáveis para a sala de vídeo, drenagem da água da
chuva no pátio do estacionamento, aumento do muro da parte de trás da escola,
climatização das salas de aulas, aumentar a quantidade de computadores no
laboratório de informática, manutenção da quadra esportiva, sala de recursos,
melhores condições no auditório, banheiros, etc;
· Incentivar
a criação de grupos de estudos monitorados pelos alunos que apresentarem melhor
rendimento escolar;
· Apoiar
e estimular o trabalho e as atividades desenvolvidas pela Sala de Recursos e
pela Equipe Pedagógica, visando um melhor desenvolvimento de habilidades nos
domínios cognitivo, afetivo e psicomotor dos nossos educandos;
· Manter
atualizado e organizado o serviço de escrituração escolar (registros,
documentação dos alunos, diários de classes, dentre outros);
· Promover
uma palestra, no início do ano letivo, com o nutricionista da merenda escolar
junto aos alunos, para expor os critérios dos cardápios adotados nas escolas e
os benefícios para a saúde em consumir uma merenda de qualidade, como também,
medidas de higiene adotadas durante o manuseio e preparação da merenda;
· Ligar
para os responsáveis dos alunos faltosos e desistentes buscando compreender, no
contexto familiar, as causas da evasão e incentivar o retorno à escola;
· Criar
um jornal-mural escrito para a comunicação de eventos, fatos, curiosidades,
dicas pedagógicas, notícias da comunidade e da própria escola, contando com a
participação dos alunos, professores, servidores e gestão da escola;
· Incentivar
a alimentação do Blog da escola com as atividades realizadas, produção dos
alunos, professores e comunidade local;
· Continuar
incentivando o Mini Evento Aluno Nota 10 (rendimento escolar, atitudes e
valores na escola);
· Promover
encontros bimestrais com os pais ou responsáveis;
· Premiar
a sala, através de critérios estabelecidos pelos professores, com melhor
rendimento escolar, atitudes e valores, por bimestre;
· Desenvolver
aulas de reforço pontuais para alunos com baixo rendimento e/ou necessidades
especiais;
· Reativar
o laboratório de Ciências, proporcionado aos professores melhores condições
para desenvolverem aulas diferenciadas;
· Realizar
reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido por todos
os segmentos da escola (direção, secretaria, professores e servidores);
· Manter
os funcionários sempre informados sobre todas as ações da escola e
incentivá-los à estarem sempre informados à respeito dos direitos e deveres dos
alunos para que possam fazer uso dessas informações no trabalho junto à eles, (por exemplo ECA –
Estatuto da Criança e Adolescente);
· Garantir
junto à comunidade escolar a transparência e a democracia na tomada de
decisões;
· Garantir
a democratização e funcionamento dos órgãos colegiados, a exemplo do Grêmio
estudantil;
· Aplicar
dois simulados, um em cada semestre, para preparar os alunos do Ensino
Fundamental e Ensino Médio para as avaliações externas;
· Promover,
anualmente, a avaliação da proposta pedagógica da escola, com a participação de
toda a comunidade escolar;
· Realizar
reuniões com o Conselho Escolar para planejar suas ações e poder nortear melhor
o seu trabalho, de forma que todos os membros intensifiquem sua participação na
escola;
· Garantir
uma gestão participativa, contando com a colaboração do corpo docente, discente
e da comunidade escolar, inclusive no que diz respeito à administração dos
recursos financeiros, promovendo, portanto, a efetiva transparência na
prestação de contas e na tomada de decisões.
AVALIAÇÃO:
Acontecerá da seguinte forma:
·
Direta, contando com a participação da
comunidade escolar podendo ser verbal e também descritiva, através da criação
de uma caixa para sugestões e possíveis críticas;
·
Através das reuniões bimestrais com os
pais;
·
Indireta através da avaliação dos resultados alcançados a partir das ações propostas;
·
Diagnosticar e registrar os progressos e
dificuldades do aluno;
·
Possibilitar que o aluno auto-avalie sua
aprendizagem;
·
Orientar o aluno quanto aos esforços
necessários para superar as dificuldades;
·
Fundamentar as decisões quanto à
necessidade de procedimentos de reforço e recuperação da aprendizagem;
· Orientar
as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.
CRONOGRAMA:
Serão realizadas no decorrer do ano letivo,
com participação de toda a comunidade escolar sendo que, a avaliação da
execução dos objetivos e ações propostas, serão avaliadas semestralmente, com o
intuito de verificar o que foi e o que não foi possível ser realizado,
diagnosticar os avanços e tentar corrigir as falhas.
Rio Branco-Acre, 17 de dezembro de 2015.
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