quinta-feira, 17 de dezembro de 2015



PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR 
QUADRIÊNIO 2016-2020
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO LOURENÇO FILHO


EQUIPE DE TRABALHO:

NOME DA CANDIDATA: Roselany Firmino Marinheiro Machado
COORDENADORA DE ENSINO: Maria da Liberdade Bayma Saraiva
COORDENADOR ADMINISTRATIVO: De fora da escola.
SECRETÁRIA: Deisa Socorro Almeida do Nascimento


APRESENTAÇÃO:

            A candidata, acima mencionada, é professora do quadro efetivo da Secretaria de Educação, com formação no curso de Física pela Universidade Federal do Acre-UFAC e Pós Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Trabalhou nas escolas: Professora Berta Vieira de Andrade, Jornalista Armando Nogueira, Georgete Eluan Kalume, Professor José Rodrigues Leite e Instituto de Educação Lourenço Filho que trabalhou durante nove anos como professora de Física do Ensino Médio do turno da tarde e atualmente, está exercendo o cargo de Coordenadora de Ensino.

A Escola em que trabalho, Instituto de Educação Lourenço Filho, localizada à Av. Getúlio Vargas, 2855 – Vila Ivonete na zona urbana da cidade está composta por níveis de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no turno da manhã, Ensino Médio (1º ao 3º ano) no turno da tarde e Pro Jovem no turno da noite portanto, faz-se necessário expor à toda a comunidade escolar, minha proposta de trabalho para o quadriênio 2016/2020.


Os principais objetivos desta proposta, é propor soluções para os problemas mais críticos apresentados nesta escola que, em relação ao ensino, são eles: evasão escolar, baixo rendimento, alto índice de reprovação e baixos índices nas avaliações externas. Quanto ao quadro de funcionários, necessitamos de uma quantidade maior de inspetores de ensino. Quanto à estrutura física, precisamos de reformas urgentes em toda a escola. Quanto à aquisição de material permanente, a escola carece de equipamentos eletrônicos para proporcionar melhores condições de trabalho aos professores em sala de aula e nos espaços alternativos.


JUSTIFICATIVA:

            Desejar que o aluno receba uma educação de qualidade, tornando-o um cidadão crítico, reflexivo, coerente, participativo e que valorize os estudos. Confiar no trabalho desenvolvido, através dos professores que estão no dia-a-dia com estes alunos. Crer numa escola democrática e participativa, envolvendo toda a comunidade escolar, principalmente os pais que estão cada vez mais distantes da escola, nas discussões para soluções de problemas como também, para colaboração na realização de projetos, proporcionando parcerias e também participação na divulgação dos bons resultados obtidos na escola. Acreditar que é possível existir uma escola organizada, pautada nos princípios éticos da responsabilidade e compromisso da coletividade, valorizando a educação fornecida aos nossos alunos, é uma das principais metas que rege esta proposta.


OBJETIVOS:

·      Criar junto à comunidade escolar a filosofia de funcionamento da escola;
·      Garantir ao aluno os 200 dias letivos e 800horas/aula;
·      Garantia do desenvolvimento do Currículo da Educação Básica – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais;
·      Garantir o acesso e a permanência do aluno na escola;
·      Promover um ambiente de trabalho com espírito de coletividade e tratamento humanizado;
·      Execução e a coordenação do Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da Escola.
·      Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas habilidades e competências por meio dos conteúdos ministrados;
·      Melhorar a qualidade do ensino aprendizagem, possibilitando a todos uma educação de qualidade, melhorando assim, os índices nas avaliações externas;
·      Orientar, coordenar e acompanhar o desenvolvimento do currículo e os planos de ensino;
·      Reduzir o índice de reprovação e evasão escolar;
·      Promover a educação inclusiva e o respeito às diferenças, visto que as mesmas são inerentes à espécie humana;
·      Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
·      Incentivar a comunidade escolar a participar das ações escolares;
·      Melhorar a qualidade do ensino, valorizando o profissional da educação, tornando-o ativo no processo da gestão participativa;
·      Melhorar a convivência democrática no ambiente escolar;
·      Promover a gestão financeira da escola de forma transparente e participativa, de acordo com os princípios da autonomia;
·      Aumentar a participação dos pais na escola.


AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·      Realizar reunião com representantes da comunidade escolar (funcionários, professores, pais e alunos) para discutir as ações que serão tomadas no início e durante o ano letivo;
·      Cumprir integralmente o calendário escolar;
·      Acompanhar a execução do planejamento do professor de acordo com as ações previstas e o desempenho da aprendizagem dos alunos, através do acompanhamento da coordenação pedagógica;
·      Desenvolver projetos que conscientizem os alunos para a cidadania como agente transformador;
·      Reuniões mensais com os professores para discutir os avanços;
·      Criar o Conselho de Classe na escola;
·      Garantir a segurança e integridade física dos alunos, professores e funcionários;
·      Ter sempre o compromisso com a efetiva aprendizagem dos alunos;
·      Elevar os índices de aprovação e reduzir os índices de reprovação e evasão;
·      Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações externas, capacitando-os com simulados a partir do 6º ano;
·      Adquirir novos livros literários para a biblioteca, bem como um computador para que os alunos possam ampliar possíveis fontes de pesquisas;
·      Realizar semestralmente palestras educativas e informativas para toda a comunidade escolar;
·      Estimular a leitura e a escrita através da realização do projeto de leitura à longo prazo;
·      Realizar dois interclasses em cada semestre (E.F. e E.M.) com os professores de Educação Física;
·      Realizar a IV Mini Maratona com os professores de Educação Física;
·      Realizar a I Cicleata com os professores de Educação Física;
·      Melhorar e diversificar os materiais esportivos dos professores de Educação Física;
·      Organizar um espaço físico como referência dos professores de Educação Física;
·      Realizar o projeto Consciência Negra, aberto à comunidade;
·      Realizar uma feira de Ciências no final do ano letivo;
·      Realizar trabalhos pontuais e interdisciplinares de dança, música e pintura;
·      Desenvolver projetos juntos aos alunos de conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente e patrimônio público;
·      Realizar uma noite cultural anual para desenvolver temas regionais típicos da região;
·      Realizar a cerimônia de formatura dos alunos do 9ºano do Ensino Fundamental e 3ºano do Ensino Médio;
·      Fortalecer a formação continuada dos professores através de encontros para estudo por áreas específicas e interdisciplinares;
·      Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
·      Construir um acervo de materiais pedagógicos multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas dos professores;
·      Apoiar e incentivar os docentes quanto à execução de projetos pontuais;
·      Promover reuniões para planejamentos e preparação de atividades;
·      Diminuir o número de situações de indisciplina do aluno dentro e fora da sala de aula, estabelecendo parcerias com os pais, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Juventude;
·      Promover ações que levem a construção de uma cultura de paz entre a escola e sua comunidade;
·      Garantir e melhorar a qualidade das instalações escolares;
·      Solicitar das autoridades competentes os reparos no prédio escolar, como pintura, reformas, cadeiras mais confortáveis para a sala de vídeo, drenagem da água da chuva no pátio do estacionamento, aumento do muro da parte de trás da escola, climatização das salas de aulas, aumentar a quantidade de computadores no laboratório de informática, manutenção da quadra esportiva, sala de recursos, melhores condições no auditório, banheiros, etc;
·      Incentivar a criação de grupos de estudos monitorados pelos alunos que apresentarem melhor rendimento escolar;
·      Apoiar e estimular o trabalho e as atividades desenvolvidas pela Sala de Recursos e pela Equipe Pedagógica, visando um melhor desenvolvimento de habilidades nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor dos nossos educandos;
·      Manter atualizado e organizado o serviço de escrituração escolar (registros, documentação dos alunos, diários de classes, dentre outros);
·      Promover uma palestra, no início do ano letivo, com o nutricionista da merenda escolar junto aos alunos, para expor os critérios dos cardápios adotados nas escolas e os benefícios para a saúde em consumir uma merenda de qualidade, como também, medidas de higiene adotadas durante o manuseio e preparação da merenda;
·      Ligar para os responsáveis dos alunos faltosos e desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e incentivar o retorno à escola;
·      Criar um jornal-mural escrito para a comunicação de eventos, fatos, curiosidades, dicas pedagógicas, notícias da comunidade e da própria escola, contando com a participação dos alunos, professores, servidores e gestão da escola;
·      Incentivar a alimentação do Blog da escola com as atividades realizadas, produção dos alunos, professores e comunidade local;
·      Continuar incentivando o Mini Evento Aluno Nota 10 (rendimento escolar, atitudes e valores na escola);
·      Promover encontros bimestrais com os pais ou responsáveis;
·      Premiar a sala, através de critérios estabelecidos pelos professores, com melhor rendimento escolar, atitudes e valores, por bimestre;
·      Desenvolver aulas de reforço pontuais para alunos com baixo rendimento e/ou necessidades especiais;
·      Reativar o laboratório de Ciências, proporcionado aos professores melhores condições para desenvolverem aulas diferenciadas;
·      Realizar reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido por todos os segmentos da escola (direção, secretaria, professores e servidores);
·      Manter os funcionários sempre informados sobre todas as ações da escola e incentivá-los à estarem sempre informados à respeito dos direitos e deveres dos alunos para que possam fazer uso dessas informações  no trabalho junto à eles, (por exemplo ECA – Estatuto da Criança e Adolescente);
·      Garantir junto à comunidade escolar a transparência e a democracia na tomada de decisões;
·      Garantir a democratização e funcionamento dos órgãos colegiados, a exemplo do Grêmio estudantil;
·      Aplicar dois simulados, um em cada semestre, para preparar os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para as avaliações externas;
·      Promover, anualmente, a avaliação da proposta pedagógica da escola, com a participação de toda a comunidade escolar;
·      Realizar reuniões com o Conselho Escolar para planejar suas ações e poder nortear melhor o seu trabalho, de forma que todos os membros intensifiquem sua participação na escola;
·      Garantir uma gestão participativa, contando com a colaboração do corpo docente, discente e da comunidade escolar, inclusive no que diz respeito à administração dos recursos financeiros, promovendo, portanto, a efetiva transparência na prestação de contas e na tomada de decisões.


AVALIAÇÃO:

     Acontecerá da seguinte forma:
·      Direta, contando com a participação da comunidade escolar podendo ser verbal e também descritiva, através da criação de uma caixa para sugestões e possíveis críticas;
·      Através das reuniões bimestrais com os pais;
·      Indireta através da avaliação dos resultados alcançados a partir das ações propostas;
·      Diagnosticar e registrar os progressos e dificuldades do aluno;
·      Possibilitar que o aluno auto-avalie sua aprendizagem;
·      Orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;
·      Fundamentar as decisões quanto à necessidade de procedimentos de reforço e recuperação da aprendizagem;
·      Orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.


CRONOGRAMA:

     Serão realizadas no decorrer do ano letivo, com participação de toda a comunidade escolar sendo que, a avaliação da execução dos objetivos e ações propostas, serão avaliadas semestralmente, com o intuito de verificar o que foi e o que não foi possível ser realizado, diagnosticar os avanços e tentar corrigir as falhas.
     Rio Branco-Acre, 17 de dezembro de 2015.

Professora Roselany Firmino Marinheiro Machado (candidata à gestão)





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