CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 100
HIPER-PORTFÓLIO
Unidade 1 – Tecnologia na sociedade,
na vida e na escola
ATIVIDADE 1.1
ENCONTRO PRESENCIAL NA ESCOLA IELF – DATA: 02/07/2011
Reflexões iniciais acerca dos desafios da escola na sociedade atual.
ATIVIDADE 1.2
FÓRUM - DATA: 08/07/2011
QUEM SOU EU (PROFESSOR) NESSE CONTEXTO? Mais um professor disposto a aprender novos caminhos, técnicas, metodologias, dicas, experiências, etc., que possam contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
O QUE É SER PROFESSOR HOJE? É ser uma pessoa disposta a enfrentar inúmeros e inusitados desafios no seu dia-a-dia. É ser uma pessoa persistente, com uma clientela que já não mais valoriza a figura do professor como parte fundamental para a construção de uma sociedade.
ATIVIDADE 1.3
DIÁRIO DE BORDO - DATA: 09/07/2011
Nesta atividade foi feita uma reflexão sobre Educação e Tecnologia, foi recomendado assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia”(2004).
Na entrevista do Prof. Ladislau Dowbor referente ao tema Educação e Tecnologia, tenho algumas reflexões a respeito do tema. De fato, estamos necessitando que haja uma maior interação entre educação e tecnologia. A sociedade respira tecnologia e a escola, em sua grande maioria, oprime. As informações são colocadas e inseridas em grande quantidade e muita rapidez. É necessário que a escola esteja aberta para mudanças como: investir na infra-estrutra, capacitação de professores, coordenadores, gestores e funcionários, para então, poder atingir a nossa clientela (aluno) com êxito. Preparando-os para o mercado de trabalho que os espera ao final do ensino médio.
PRESENCIAL NA ESCOLA IELF - DATA: 16/07/2011
Nesta atividade foi feita um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas.
Atividade foi realizada em trio, onde refletimos os seguintes ponto:
- O uso das tecnologias na escola é definido com base em quais critérios? Planejamento e agendamento.
- Quais os problemas que influenciam o uso dessas tecnologias? A escola possui apenas um data-shwou, a internet não funciona e são poucos os computadores que estão disponíveis para utilização, falta cabo de alimentação para DVD, a refrigeração na sala de vídeo é mínima, cabos dos microsistem estão quebrados, os netboock dos alunos servem apenas para ouvir música e assistir filmes.
- Os computadores e internet foram inseridos nas atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram antes ou proporcionaram práticas inovadoras pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes? Realmente o propósito do computador é ser inovador, mas na nossa realidade de escola, esta proposta é inexistente.
- Houve mudança na atuação docente? Houve mudança para o professor em seu planejamento, mas, não em relação ao aluno.
- O que mudou na aprendizagem dos alunos? Quando o acesso às tecnologias dar certo, a aprendizagem surte efeito, o interesse e a participação aumentam.
- Que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte? O professor tem sempre que estar se capacitando em relação às novas tecnologias; selecionar as informações à serem repassadas; não fugir do planejamento de acordo com a sua disciplina.
ATIVIDADE 1.5
BIBLIOTECA>MATERIAL DO ALUNO - DATA: 22/07/2011
Nesta atividade aprendemos a trabalhar com o Programa CmapTools, cuja finalidade foi elaborar um Mapa Conceitual sintetizando todas as aprendizagens que conquistamos até esta etapa do curso.
Esta atividade foi muito interessante, pois tive que superar as dificuldades de saber baixar o programa para o netboock e depois de como trabalhar com ele. Os erros e dúvidas foram muitos que, posteriormente foram sendo sanados com a orientadora nos encontros presenciais.
Comentário de Euriângela: “Realmente, estamos sempre em busca de novos conhecimentos, novas práticas, mas só alcançamos este objetivo se formos persistentes e objetivos nos propósitos. Parabéns.” 15/08/2011
ATIVIDADE 1.6
FÓRUM> WEBQUEST- DATA: 23 a 29/07/2011
Nesta atividade foi realizada uma pesquisa orientada, sobre pesquisas desenvolvidas com projetos, identificando os seguintes pontos:
- Benefícios pedagógicos da proposta de projetos;
- Possibilidades de usos das tecnologias durante a realização de um projeto de aprendizagem;
- As atribuições de um professor em um projeto de aprendizagem;
- Atribuições de um estudante em projeto de aprendizagem.
Foi solicitado por nossa orientadora que fizéssemos nossa inscrição na webquest.
Minha webquest foi criada com o Tema: Propagação do Calor.
Postei no Fórum a seguinte contribuição sobre o tema - Webquest: Informática e Projetos de Aprendizagem.
Alguns benefícios pedagógicos da proposta de projetos de aprendizagem é que, favorece na interação entre alunos e professores. Propicia também o crescimento do aluno, quando o tema escolhido para desenvolver a pesquisa é escolhido por ele. Esse tema deve ser alvo de curiosidade, estimulando a criatividade e o prazer pela participação. As possibilidades de uso das tecnologias durante a realização de um projeto de aprendizagem são importantíssimas, pois entra como suporte ao aluno para descobertas e respostas durante a realização do projeto. Quanto às atribuições de um professor, ele passa a ser mero desafiador, mediador. O professor também aprende, pois nem sempre é conhecedor do assunto escolhido pelo aluno. E por fim, quanto às atribuições de um estudante, eles entram em um processo de refletir sobre um conjunto de ações despertando aí a vontade de buscar na ferramenta as possíveis respostas para seus questionamentos.
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia
ATIVIDADE 2.1 e 2.2
ENCONTRO PRESENCIAL - DATA: 30/07/2011
Navegando em Hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar. Navegando em busca do conceito de hipertexto.
ATIVIDADE 2.3 e 2.4
FÓRUM - DATA: 05/08/2011
Conceituando hipertexto individualmente e comentário.
1- Este Fórum tem por objetivo a elaboração, com suas próprias palavras, de uma conceituação de Hipertexto, utilizando o que leu até agora.
2 - Após a leitura de algumas contribuições dos colegas, escolha, pelo menos um e faça um comentário dizendo por que chamou sua atenção.
3 - Leia os comentários sobre a sua contribuição e faça outros comentários, se achar necessário.
Minha contribuição no Fórum: “O hipertexto tem inúmeras vantagens: é ilimitado, proporciona simultaneidade de produção e circulação, é interativo, utiliza múltiplos recursos de mídias, como por exemplo, links de navegação em palavras-chaves.”
ATIVIDADE 2.5
BLOG - DATA: 10/09/2011
Criando um portfólio em hipertexto, o meu hiper-portfólio.
Meu Blog: www.rosebrusam.blogspot.com
BIBLIOTECA> MATERIAL DO ALUNO - DATA: 10/09/2011
Planejando Atividade com Hipertexto
Em virtude do laboratório de informática da escola ter poucos computadores e a conexão com a internet ser instável, planejei uma atividade com hipertexto para ser executada na biblioteca, utilizando uma biografia do físico Galileu Galilei, que constava 13 palavras sem o significado no texto. Os alunos tiveram que buscá-las na Enciclopédia Barsa e no dicionário.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Identificação da Sequência Didática:
Professor(a): Roselany Firmino Marinheiro Machado - Tema: Biografia de Galileu Galilei / Teoria Geocêntrica e Heliocêntrica - Aulas previstas: 06 - Série: 1º D, E e F Disciplina: Física
2. Capacidades/Objetivos:
Compreender a diferença entre as teorias Geocêntrica e Heliocêntrica, conhecendo também a vida e contribuições de Galileu Galilei para a ciência moderna.
3. Aprendizagens esperadas:
Conceitual: Conhecer a vida e importância de Galileu Galilei para a Física; Saber diferenciar os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico e conhecer seus defensores; Saber que a igreja Católica dominou a sociedade no período da Inquisição; Conceituar heresia.
Procedimental: Analisar historicamente as teorias Geocêntrica e Heliocêntrica, a partir da leitura; Diferenciar as duas teorias; Analisar o contexto histórico com o período da Inquisição; Distinguir os defensores das duas teorias; Apresentar as contribuições de Galileu Galilei para a Física.
Atitudinal: Refletir sobre o contexto histórico vivido por Galileu; Demonstrar opinião sobre as teorias Geocêntrica e Heliocêntrica; Valorizar as contribuições de Galileu Galilei para a Física.
4. Conhecimentos prévios:
Que o aluno saiba que o sistema solar é composto pelo Sol no centro e os planetas ao seu redor; Que a Terra executa os movimentos de rotação e translação; Que a igreja Católica exerceu grande poder sobre a sociedade no período da Inquisição.
5. Desenvolvimento das atividades:
Motivação ou situação-problema:
De que forma os planetas se organizam no sistema solar? O Sol localiza-se entre os planetas? Mas será que sempre a humanidade pensou assim? E os cientistas na época da Inquisição, tinham liberdade de expressão? Já ouviram falar sobre Galileu Galilei? Este físico exerceu papel importante para a ciência moderna.
Atividades:
Atividade 1 e 2:
Trabalhar a biografia de Galileu Galilei de forma individual, fazendo uma leitura para compreensão e interpretação. Responder as questões solicitadas pelo professor. Esta biografia vai propor ao aluno um amplo conhecimento, tais como, períodos históricos, filósofos, identificação de funções de alguns aparelhos, significados de alguns verbos, instrumento musical, que não estão sendo explicados diretamente no texto, ficando para serem descobertos mediante pesquisa no dicionário e enciclopédia Barsa.
Atividade 3 e 4:
Correção das questões respondidas e debate sobre a importância de Galileu Galilei para a Física Moderna.
Atividade 5 e 6
Avaliação individual.
6. Seleção de recursos didáticos:
Materiais de apoio: quadro, pincel, xerox da biografia, enciclopédia Barsa e dicionário.
Espaços de apoio: sala de aula e biblioteca.
7.Avaliação:
Mediante a leitura, participação, consultas no material de apoio e avaliação individual.
8. Referências:
- Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - 8ª Ed. 2010 - Nova Ortografia - Autor: Holanda, Aurélio Buarque - Editora: Positivo.
- Enciclopédia Barsa.
- Referência Básica: Galileu Galilei, de Ludovico Geymonat, publicado em 1997 pela Editora Nova Fronteira.
ATIVIDADE 2.7
TRABALHANDO NA SALA DE AULA - DATA: 19/09/2011
Execução do planejamento realizado na atividade 2.6
ATIVIDADE 2.8
REGISTRO DA ATIVIDADE - DATA: 19/09/2011
Durante a execução do meu planejamento de atividade com hipertexto, constatei algumas dificuldades como também, pontos relevantes:
- Dificuldades: de início, me deparei com a falta de interesse pela leitura de alguns alunos, pouca curiosidade sobre a biografia de Galileu Galilei, algumas dificuldades durante a interpretação do texto, desconhecimento de palavras encontradas no texto, dificuldade em manusear a enciclopédia Barsa e o dicionário.
- Pontos relevantes: aprenderam a manusear a enciclopédia Barsa e o dicionário; gostaram de conhecer a vida, obras e contribuições de Galileu para a física; aprenderam os significados das palavras incomuns que estavam presentes no texto, tais como, inquisição, Aristóteles, heresia, termoscópio, etc; apesar da atividade ser individual, houve intercâmbio de informações e ajudas entre eles; colocaram em prática a leitura, interpretação e escrita; todos realizaram a atividade.
ATIVIDADE 2.9
POSTAGEM NO BLOG
ATIVIDADES 2.10 e 2.11
ATIVIDADE PRESENCIAL - DATA: 24/09/2011
Nesta aula, aprendemos a navegar pela Wikipédia e o Wikicionário, conhecendo seus recursos e vantagens para pesquisas. Aprendemos a criar uma conta para podermos fazer nossas contribuições na página da Wikipédia.
Unidade 3 – Currículo, Projetos e Tecnologias
ATIVIDADE 3.1
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA
ATIVIDADE PRESENCIAL - DATA: 24/09/2011
Nesta atividade, contextualizamos e discutimos sobre currículos, projetos e tecnologias.
Contextualizando a mudança – da teoria à prática.
Após debatermos e refletirmos sobre as questões abaixo, produzimos uma contribuição explicitando nosso ponto de vista e compartilhamos no Fórum.
1 - Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas e curiosidades?
2 - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Eu desenvolvo sim uma prática dialógica com meus alunos, para proporcionar uma aula mais dinâmica e interativa. Para quebrar o "gelo" da turma, utilizo conversas sobre assuntos variados que sejam de interesse deles, para que eles possam se envolver e assim, eu crio links com o assunto que irei contextualizar. Na maioria das vezes, esta estratégia dar certo.
ATIVIDADE 3.2
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA – DA TEORIA A PRÁTICA
ATIVIDADE PRESENCIAL - DATA: 24/09/2011
Nesta atividade o objetivo é socializar estratégias dos colegas, postadas no Fórum, e escolher algumas delas para utilizá-las em sala de aula com nossos alunos.
As ideias de estratégias utilizadas por meus colegas, de fato, são importantíssimas para aprimorarmos nosso trabalho em sala de aula. Somos profissionais que estamos sempre tentando inovar, para tornarmos nossas aulas mais atrativas para os nossos alunos.
PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Nesta atividade será planejada a realização de um projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Tema: Efeito Estufa x Aquecimento Global
Definição do Tema: Compreender as trocas de calor entre o Sol e a Terra, assim como entre a superfície do planeta e a atmosfera, avaliando as conseqüências ambientais das ações humanas.
Objetivos: Conceituar Efeito Estufa e Aquecimento Global; Saber que o fenômeno do Efeito Estufa é importante para o planeta; Saber que o fenômeno do Aquecimento Global é maléfico; Conhecer os vilões do Aquecimento Global; Conhecer as consequências para o futuro do planeta; Conhecer formas para desacelerar o Aquecimento Global.
Metodologia: Terá como procedimento metodológico, a pesquisa no laboratório de informática, acessando Webquest, Wikipédia, Wikidicionário, sites que contenham links para navegação de um hipertexto e produção de um DVD.
Recursos: laboratório de informática, quadro, pincel, revistas e livros.
Avaliação: Os alunos serão avaliados mediante a participação de um debate em sala de aula e apresentação de uma produção de um DVD abordando o tema.
ATIVIDADE 3.4
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Nesta atividade farei um relato sobre a execução do meu projeto que foi planejado na atividade 3.3
Fiz em sala de aula uma problematização do tema e percebi que os conhecimentos prévios dos meus alunos estavam um pouco confusos em saber diferenciar Efeito Estufa de Aquecimento Global. Os alunos tiveram que desenvolver a atividade de pesquisa em duplas, realizada no laboratório de informática da escola. Foi colocado em sala de aula o tema, objetivos, metodologia e avaliação do projeto em execução. Toda a turma envolveu-se durante a execução da pesquisa, creio que a escolha do tema foi o fator principal para a boa aceitação da turma.
ATIVIDADE 3.5
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Nesta atividade farei uma análise do projeto executado, refletindo sobre os seguintes pontos:
a) Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
Sim. Este tema faz parte do currículo do Ensino Médio do 2º ano da disciplina de Física.
b) Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
Sim. Meus alunos tomaram a atitude de debater muito a falta de compromisso, do governo, em combater o aumento do aquecimento global no planeta.
c) Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
Diretamente não faz parte, pois criticar o governo, não faz parte do currículo formal.
d) O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias, constituem parte do currículo?
Sim. Pois os usos de novas tecnologias estão tornando-se essenciais para a vida do aluno.
e) Então, o que é currículo?
O currículo vai além das grades curriculares, é uma ideia a ser executada pelo professor, no entanto, não está pronto e acabado, pode sofrer alterações ou modificações de acordo com a especificidade de cada situação, seja na sala de aula ou na escola como um todo.
Unidade 4 – PRÁTICA PEDAGÓGICA
E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE 4.1
CONHECENDO OBJETOS EM MULTIMÍDIA - DATA: 08/10/2011
ENCONTRO PRESENCIAL
Nesta atividade assistimos três vídeos:
1º) COIEDA, é uma produção do artista japonês Takagi Masakatsu. Ele utiliza formas geométricas simples e as anima, intercalando essas formas com filmagens editadas e trabalhadas em seu computador.
2º) Por Una Cabeza, foi feito pelo artista brasileiro conhecido na rede como “Mystery GuitarMan”.
3º) O Passo, criado pelo professor de música, Lucas Ciavatta, que relata numa entrevista sobre como se deu a criação da obra.
Depois que assistimos aos vídeos, constatamos que os dois primeiros, utilizam as tecnologias digitais, bem diferentes do último, que aborda a utilização do corpo humano em movimento para tocar uma música.
Chegamos à seguinte pergunta: o vídeo, “O Passo”, serviu de inspiração para ser utilizado em sala de aula? Utilizando a mímica e os movimentos dos corpos? E sobre os trabalhos utilizando as tecnologias, trás alguma sugestão?
Concluímos que, os vídeos proporcionam dinâmica, capacidade de trabalhar em grupo, socialização, concentração nos movimentos e audição, cada aluno tem que cumprir com o seu papel dentro do grupo, dedicação, treinamento, coordenação motora.
ATIVIDADE 4.2
NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
Nesta atividade fomos orientados a acessamos o portal do professor, e naveguei num mundo virtual riquíssimo em informações.
Deixo aqui algumas sugestões para que vocês possam compartilhar este mundo tão atraente da tecnologia em nossas mãos:
1º) O que são fenômenos físicos? neste link o professor de física ficará encantado em conhecer novas formas de como trabalhar este tema em sala de aula, de forma atrativa e interessante.
2º) Uma moeda obediente, este vídeo retrata a 1ª Lei de Newton, dando ideia ao professor de como trabalhar experiências práticas em sala de aula.
3º) Temperatura e escalas termométricas, neste vídeo é colocado de forma simples sobre o fenômeno da temperatura, favorecendo uma melhor compreensão para o aluno.
ATIVIDADE 4.3
LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO.
Nesta atividade fomos orientados a lermos o texto de Silvio da Costa Pereira – Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis.
De fato, as tecnologias para informação e comunicação estão mudando nossa forma de pensar e agir em sala de aula. Essa tecnologia tão visada pelos alunos, e tão ausente ainda para a maioria dos professores. Na realidade, estamos sendo bombardeados com novas tecnologias que ainda não conseguimos dominar, enquanto nossos alunos dominam e buscam constantemente utilizá-las. Utilizam tanto, que nos incomodam durante nossas aulas e não estamos sabendo como conciliar conhecimento com tecnologia.
ATIVIDADE 4.4
PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE UM DOCUMENTO MULTIMÍDIA – RELATO DO SEU PROJETO PEDAGÓGICO
Nesta atividade, planejei como produziria um documento multimídia em conjunto com meus alunos.
OBJETIVO GERAL: Mobilizar para o ato da leitura e utilização das tecnologias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar o acesso a leitura e utilização das tecnologias dos alunos envolvidos;
- Adquirir conhecimentos novos através da leitura e das tecnologias;
- Utilizar recursos fornecidos através das tecnologias.
METODOLOGIA:
Consiste em incentivar o aluno a pesquisar e elaborar seus pequenos textos, resumos e/ou anotações pessoais e complementares para criação do seu Folder. Terá como procedimento metodológico, a pesquisa em livros, revistas, paradidáticos e internet sobre temas e assuntos relacionados à disciplina de Física.
O QUE É UM FOLDER?
Folder é um impresso gráfico semelhante a um folheto, diferencia-se do folheto por ser elaborado com ilustrações coloridas e com dobras. Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra ou ilustrações, enquanto o folheto pode conter ilustrações mas não é dobrado. O folder é dobrado conforme a sequência dos argumentos, a capa contém o chamado principal, o qual deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo. Ao abrir a primeira dobra observa-se o detalhamento do que a capa anuncia, mostra-se os detalhes da capa, normalmente cada divisão de assunto coloca-se numa dobra interna, concluindo-se a mensagem ainda na parte interna. A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.
Os folders serão confeccionados pelos alunos através de recursos tecnológicos como o computador, caso o aluno não disponha deste recurso, poderá elaborá-lo também de forma manuscrita.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:
- Criatividade;
- Desenhos ilustrativos;
- Curiosidades científicas;
- Complementações de assuntos estudados em sala de aula;
- Opiniões pessoais.
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